quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomeNotíciasItaipuaçuMaricá demole cinco construções irregulares nos Cajueiros em Itaipuaçu

Maricá demole cinco construções irregulares nos Cajueiros em Itaipuaçu

o Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated) realizou na manhã desta terça-feira (11/06), uma operação de demolição de cinco construções ilegais situadas entre as ruas Sargento Waldir de Souza (antiga 63) e Waldir Lopes Duarte (antiga 39), na divisa entre Jardim Atlântico Central e Cajueiros, em Itaipuaçu. As estruturas, que ocupavam uma área formalmente destinada, haviam sido loteadas de maneira irregular.

Clique aqui para entrar no WhatsApp do Jornal Itaipuaçu Online e ficar por dentro do que acontece em Itaipuaçu.

A ação contou com a participação das equipes das secretarias de Urbanismo, Habitação e Assentamentos Humanos, e Trânsito e Engenharia Viária, além da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), com o suporte da Guarda Municipal e agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

Anteriormente, em 28 de maio, o Gated havia realizado uma fiscalização na área, que abrange 6.300 metros quadrados, identificando 22 imóveis e 16 famílias residentes. Oito construções foram embargadas durante a operação.

O Gated se reúne a cada 20 dias para planejar e executar operações que visam coibir construções irregulares e ocupações indevidas em áreas públicas. Desde 2022, a Prefeitura de Maricá tem intensificado as ações do grupo, criado por meio do decreto municipal nº 777, datado de 30 de novembro de 2021.

Em 20 de maio, a Prefeitura formalizou um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Estadual para a troca de informações, visando o ordenamento urbano e a coibição das construções irregulares no município. Este acordo, assinado pelo prefeito Fabiano Horta e pelo procurador geral de Justiça, Luciano Oliveira Mattos de Souza, reforça o compromisso da administração municipal com a regularização e o desenvolvimento sustentável de Maricá.

Para denúncias relacionadas à venda ilegal de terrenos, uso impróprio do solo e construções irregulares, os cidadãos podem utilizar o número (21) 2253-1177 ou o aplicativo do Disque Denúncia. Informações sobre construções irregulares também podem ser comunicadas diretamente à Secretaria de Urbanismo por meio do telefone (21) 3731-9777 ou e-mails específicos para os distritos de Centro e Ponta Negra, além de Inoã e Itaipuaçu.