quinta-feira, julho 25, 2024
spot_img
HomeNotíciasItaipuaçuItaipuaçu: Fumaça incomoda moradores, piorando problemas respiratórios

Itaipuaçu: Fumaça incomoda moradores, piorando problemas respiratórios

Na noite desta segunda-feira, os moradores do distrito de Itaipuaçu enfrentaram uma densa camada de fumaça que se espalhou por diversos bairros da região.

Clique aqui para entrar no WhatsApp do Jornal Itaipuaçu Online e ficar por dentro do que acontece em Itaipuaçu.

A origem da fumaça está na queima de vegetação e lixo em vários pontos do distrito. Essa situação, combinada com a baixa umidade do ar, intensificou os problemas de saúde, especialmente entre aqueles com condições respiratórias preexistentes.

Durante o fim de semana e na manhã desta segunda-feira, equipes da autarquia de serviços de obras de Maricá realizaram um mutirão em diversos locais de Itaipuaçu. O objetivo foi remover resíduos de vegetação e lixo descartados irregularmente em pontos de despejo clandestinos.

O Corpo de Bombeiros de Maricá, responsável por atender as emergências na cidade, enfrentou desafios significativos. Duas das suas viaturas de combate a incêndio estão quebradas e inoperantes, complicando ainda mais o trabalho de controle das queimadas.

Apesar dos esforços contínuos da Prefeitura de Maricá para regularizar a coleta de lixo, o serviço ainda é inconsistente. Muitos moradores acabam acumulando seus resíduos e os descartam irregularmente em terrenos baldios, uma prática considerada crime ambiental e sujeita a punições.

A situação em Itaipuaçu evidencia a necessidade urgente de soluções efetivas para a gestão de resíduos e a manutenção dos equipamentos de combate a incêndio, visando proteger a saúde da população e o meio ambiente.