Funcionários da Somar (Autarquia Serviços de Obras de Maricá) iniciaram a limpeza da orla de Itaipuaçu na manhã desta sexta-feira (17/05), após as fortes ondas invadirem o calçadão e a Avenida Benvindo Taques Horta, anteriormente conhecida como Avenida Beira Mar. A ação teve como objetivo remover a areia e o lixo trazidos pelas ondas durante a ressaca que atingiu a cidade.
Para facilitar a limpeza, um trecho da orla, próximo à rua Prof. Cardoso de Menezes (Antiga Rua Um), foi temporariamente fechado. A forte ressaca, que começou na noite de quinta-feira (16) e se estendeu até a madrugada desta sexta-feira (17), fez com que as ondas alcançassem as ruas adjacentes à praça, assustando os pedestres que passavam pelo local.
Eventos de ressaca são comuns na região, frequentemente levando o mar a invadir áreas urbanas devido à energia elevada das ondas. Em ressacas anteriores, quiosques à beira-mar chegaram a ser destruídos. Embora a ressaca continue nesta sexta-feira, sua intensidade diminuiu, mas a faixa de areia ainda apresenta riscos.
A Prefeitura de Maricá recomenda que os moradores e visitantes evitem a faixa de areia e sigam as orientações e sinalizações dos guarda-vidas para garantir a segurança de todos.