A cidade de Maricá foi alertada sobre um caso confirmado de Dengue tipo 3. A informação foi oficialmente divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).
O paciente é uma criança de apenas um ano de idade, cujo diagnóstico foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lancen-RJ) e pelo Laboratório de Referência da renomada Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 26 de fevereiro deste ano. Felizmente, seu estado de saúde é estável e ela está se recuperando.
Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde de Maricá está iniciando uma investigação para determinar se a infecção ocorreu localmente ou se a criança foi infectada em outro local. Esse processo é crucial para traçar estratégias de combate e prevenção da propagação do vírus na região.
A comunidade de Maricá é instada a permanecer vigilante e adotar medidas preventivas contra a Dengue, especialmente em meio à temporada de chuvas, período propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença. A colaboração de todos é fundamental para conter a disseminação do vírus e proteger a saúde pública.