A partir de 1º de dezembro, os consumidores de Itaipuaçu, distrito de Maricá, terão aumento nas tarifas de água, seguindo o reajuste anunciado pela concessionária Águas do Rio. A região faz parte do Bloco 1, que terá alta de 10,97%, percentual que também se aplica a bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro e a outras cidades da Região Metropolitana.
O reajuste ocorre após a suspensão de um termo de conciliação entre a Águas do Rio e a Cedae, determinada pelo conselheiro José Gomes Graciosa, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O acordo previa um desconto de 24% nas faturas mensais de compra de água, mas foi interrompido devido a diferenças na cobertura de esgoto em algumas cidades em relação ao previsto no contrato de concessão.
Segundo a concessionária, a cobertura de esgoto menor do que a esperada elevou os custos operacionais, tornando necessário o reajuste. A Águas do Rio informou ainda que os percentuais poderão ser revisados caso o TCE-RJ altere a decisão antes da entrada em vigor da nova tarifa.
O deputado Luiz Paulo (PSD), que solicitou a suspensão do acordo, destacou que a situação deveria ser resolvida judicialmente, por meio de perícia, antes de repassar custos aos consumidores.
O aumento em Itaipuaçu integra um reajuste geral que afetará cerca de 10 milhões de pessoas em 27 municípios do estado, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio financeiro da operação da concessionária.


                                    