Pais e funcionários da Escola Municipal Amaury Gomes do Nascimento, localizada no bairro Jardim Atlântico Leste, no distrito de Itaipuaçu, em Maricá, denunciaram um possível surto de sarna entre alunos e servidores da unidade. De acordo com os relatos, até o diretor da escola apresentaria sintomas da doença. Apesar das suspeitas, as aulas seguem ocorrendo normalmente.
A escabiose, conhecida popularmente como sarna, é uma infecção de pele causada por um ácaro e pode ser transmitida por contato direto ou pelo compartilhamento de roupas e objetos pessoais.
Em nota a “Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, informa que, em conjunto com a Vigilância em Saúde, acompanha a suspeita de casos de escabiose na Escola Municipal Amaury Gomes do Nascimento.
Nos casos isolados identificados, os responsáveis são orientados a procurar as Unidades de Saúde da Família (USF) para atendimento e acompanhamento.
As aulas na escola seguem normalmente, sem qualquer indicação de que o local seja fonte de contágio.
As secretarias de Educação e Saúde alertam para a disseminação de informações equivocadas que possam gerar insegurança no ambiente escolar e reforçam que a escabiose é uma doença sazonal comum, com maior frequência em períodos de temperaturas mais amenas, não estando restrita a unidades de ensino.
Em casos de sinais, como coceira intensa (com piora à noite) e lesões na pele similares a pequenas bolhas, procure a USF mais próxima.”


