A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), anunciou um esquema especial de mobilidade para os dias 24 e 25 de maio, período em que será realizada a Meia Maratona Internacional de Maricá. A medida tem como objetivo garantir a segurança dos atletas e moradores, além de assegurar a fluidez do tráfego durante o evento, que acontece no bairro de Itaipuaçu.
De acordo com a Sectran, estão previstas interdições totais e parciais em trechos da orla e da Avenida Oscar Niemeyer no domingo (25/05), dia da principal prova. O estacionamento ao longo da orla também será proibido durante o evento para permitir a passagem dos corredores.
As alterações no trânsito terão início ainda na quinta-feira (23/05), às 22h, com a interdição do trecho da orla entre as ruas Nossa Senhora de Aparecida e Dom Pedrito, para a montagem das estruturas da prova. No domingo, a partir das 3h da manhã, toda a extensão da orla será fechada ao tráfego de veículos, com reabertura gradual após o término das competições, previsto até as 12h.
A Avenida Oscar Niemeyer funcionará em sentido único em direção à Rua Professor Cardoso de Menezes, no trecho a partir da Avenida Zumbi dos Palmares, também entre 3h e 12h do dia 25.
A operação contará com monitoramento e orientação de agentes da Sectran, além do apoio de outros órgãos municipais de ordenamento público.
A Meia Maratona Internacional de Maricá terá sua principal corrida no domingo (25/05), com percurso de 21 km e largada às 5h30, na Orla Benvindo Taques Horta Júnior, na Rua Projetada 77 — entre as ruas Nossa Senhora de Aparecida e Dom Pedrito. O trajeto seguirá pela orla até a Avenida Oscar Niemeyer, com acesso pela Rua 152 e retorno na Rua 140.
Ainda no mesmo dia, às 7h, será realizada a prova de 10 km, com retorno na altura da Rua 70. A competição se encerra com a corrida de 5 km, que tem largada às 8h30 e retorno na Rua Espírito Santo.