terça-feira, junho 17, 2025
spot_img
HomeNotíciasFesta da Pesca reúne mais de 300 competidores na orla de Itaipuaçu

Festa da Pesca reúne mais de 300 competidores na orla de Itaipuaçu

A orla de Itaipuaçu, em Maricá, foi palco neste fim de semana da 51ª edição da Festa da Pesca, tradicional evento promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca. Realizada no sábado (03/05) e domingo (04/05), a celebração atraiu mais de 300 competidores de diversas regiões e faixas etárias, distribuídos entre as categorias juvenil, master, sênior e feminina.

✅Clique aqui para entrar no WhatsApp do portal Itaipuaçu Online e ficar por dentro do que acontece em Itaipuaçu.

O evento marcou o Dia Municipal do Pescador, comemorado em 3 de maio, e teve como cenário a Avenida Benvindo Taques Horta, na esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes. Além da competição, a programação contou com apresentações musicais de artistas locais, concursos temáticos como sereia baby, kids e tritão, além de feira de artesanato e opções variadas de gastronomia.

Durante o torneio, os peixes capturados foram pesados para definição dos vencedores em diferentes categorias. Os pescados, assim como os cerca de 500 kg de alimentos não perecíveis arrecadados no sábado como forma de inscrição, foram destinados a igrejas, comunidades em situação de vulnerabilidade e instituições filantrópicas.

Para o secretário municipal de Pesca, Xandy de Bambuí, o evento representa a valorização das raízes da cidade. “Essa festa é um símbolo da nossa tradição. Maricá tem uma forte ligação com a pesca e a agricultura. É motivo de orgulho manter viva essa história ao longo de mais de cinco décadas”, destacou.

Entre os participantes, havia representantes de municípios vizinhos e moradores locais. O pescador Glauber Marinho Martins, de São Gonçalo, participou acompanhado de 27 amigos. “Estamos aqui pelo prazer de pescar e pelo convívio. A competição é um bônus. É uma festa que reúne todos que compartilham esse amor pelo mar”, afirmou.

Morador de Itaipuaçu, Márcio Carpanedo, de 53 anos, disse que não perde nenhuma Festa da Pesca de Maricá. “É prazeroso demais. Estamos fazendo o que gostamos junto com os amigos. É uma festa tradicional que não podemos faltar”, comentou o integrante do Grupo Amigos e Pesca de Niterói.

As mulheres também estavam bem representadas na competição. Integrante do Real Lazer, Angélica Andrade, de 47 anos, pescou um pampo-galhudo. “Usei como isca uma sardinha para pescar um pampo-galhudo. Se for para pegar um peixe pequeno, é bom usar anzol menor. Estou colocando uma isca maior para chamar um pampo”, explicou a moradora de Inoã, que começou na pescaria há três anos incentivada pelos amigos.

A programação de sábado foi encerrada com shows de Thiago Dantas e Rhoan Victor. No domingo, além da segunda etapa do torneio de pesca, a festa seguiu com ações educativas de trânsito, concurso Rainha da Festa da Pesca, distribuição de brindes aos competidores e apresentações musicais com Betinho Bahia, Ismayer Alves e participação especial do cantor Léo Pereira.