A Justiça concedeu uma liminar permitindo a retomada das obras na foz do Canal da Costa, no Recanto de Itaipuaçu, conforme anunciado pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá. A decisão foi tomada pelo desembargador Luiz Alberto Carvalho Alves, revertendo uma suspensão anterior solicitada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Clique aqui para entrar no WhatsApp do portal Itaipuaçu Online e ficar por dentro do que acontece em Itaipuaçu.
Apesar da determinação judicial que interrompia a obra, caminhões e máquinas permaneceram no local, seguindo com a construção do guia-corrente na praia do Recanto. A estrutura, iniciada há cerca de seis anos, já havia sido paralisada em duas ocasiões: a primeira por falta de licenças, devido à localização em área de Marinha; e a segunda por decisão judicial, que atendeu a um pedido do MPRJ, alegando que o licenciamento ambiental não considerava adequadamente todas as variáveis, incluindo impactos no turismo.
O prefeito Washington Quaquá comemorou a decisão e reafirmou a importância da obra para Itaipuaçu, destacando que a estrutura de 400 metros impulsionará o turismo e o lazer em Maricá. Em suas redes sociais, o prefeito também vem promovendo a ideia de criar a maior “piscina natural” do mundo, um projeto que prevê uma estrutura de 4 km no litoral de Itaipuaçu. No entanto, essa nova iniciativa ainda não possui liberação oficial para ser executada.