Um adolescente de 13 anos foi resgatado por guarda-vidas da Defesa Civil de Maricá, nesta terça-feira (8), após ser arrastado por uma corrente de retorno enquanto nadava na Praia de Itaipuaçu. O jovem entrou no mar para um mergulho, mas acabou sendo levado pela força da água e não conseguiu retornar por conta própria à areia.
Clique aqui para entrar no WhatsApp do portal Itaipuaçu Online e ficar por dentro do que acontece em Itaipuaçu.
De acordo com a Defesa Civil, dois agentes foram mobilizados e entraram no mar para realizar o resgate. As imagens do momento da ação mostram os profissionais enfrentando forte ondulação e mar agitado, o que dificultou ainda mais a operação.
Apesar do fim do alerta oficial de ressaca, encerrado na manhã de segunda-feira (7), o mar segue apresentando condições perigosas, com ondas elevadas e correntes intensas, características comuns na orla de Itaipuaçu.
A previsão aponta para redução na intensidade das ondas a partir desta quarta-feira (9). Ainda assim, a recomendação das autoridades é clara: os banhistas devem evitar áreas sem supervisão e redobrar os cuidados ao entrar no mar.
“A corrente de retorno é uma das principais causas de afogamentos em praias. Mesmo quando o mar parece calmo, ela pode surpreender. Por isso, é essencial respeitar as orientações dos guarda-vidas e, sempre que possível, nadar em trechos monitorados”, alerta a Defesa Civil.
O adolescente foi retirado da água sem ferimentos e passa bem, graças à rápida atuação da equipe de salvamento.