Nos últimos dias, a ressaca que atingiu o litoral de Maricá RJ, tem causado transtornos significativos, não apenas na orla, mas também em áreas mais afastadas. Imagens impressionantes das ondas subindo o calçadão e invadindo as ruas do bairro Jardim Atlântico viralizaram, mas os efeitos mais preocupantes estão sendo sentidos pelos moradores do Recanto, no distrito de Itaipuaçu.
A força das ondas fechou o canal da costa que corta Itaipuaçu e liga a Lagoa de Maricá ao mar, gerando grandes problemas para os residentes da Avenida Beira Mar, principal acesso ao Monumento Natural do Morro da Peça, um dos cartões-postais da região. Com o canal bloqueado, a água transbordou para as ruas, criando uma situação perigosa para os moradores.
A falta de saneamento básico e a ausência de um sistema adequado de coleta de esgoto agravam ainda mais a situação. Muitos esgotos são despejados irregularmente nos canais e rios da cidade, poluindo os afluentes e aumentando o risco para quem precisa atravessar as áreas alagadas.
Agora, resta aos moradores esperar que a ressaca passe para que as águas possam baixar e a normalidade seja restabelecida. A comunidade aguarda ansiosa por uma solução que minimize os transtornos e garanta maior segurança para todos.