domingo, junho 23, 2024
spot_img
HomeNotíciasEducaçãoEscola Municipal Amaury Gomes do Nascimento é inaugurada em Itaipuaçu

Escola Municipal Amaury Gomes do Nascimento é inaugurada em Itaipuaçu

Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou a Escola Municipal Amaury Gomes do Nascimento em Itaipuaçu. A nova unidade escolar, localizada no Jardim Atlântico, tem capacidade para receber até 500 estudantes, embora atualmente tenha 130 alunos matriculados do Pré-escolar I ao 4º ano do Ensino Fundamental.

Clique aqui para entrar no WhatsApp do Jornal Itaipuaçu Online e ficar por dentro do que acontece em Itaipuaçu.

A inauguração da escola faz parte das celebrações dos 210 anos de Maricá, que serão comemorados no próximo domingo, 26 de maio. A escola possui sete salas equipadas com lousas digitais, sete banheiros para alunos (incluindo três com acessibilidade), e banheiros para funcionários. Além disso, o espaço conta com salas de leitura, vídeo, multimeios, recursos, e uma sala dos professores. Há também uma lavanderia, almoxarifado, sala da direção, secretaria e um amplo espaço de convivência.

A equipe da escola é composta por funcionários administrativos, de apoio, professores e corpo técnico. O prefeito Fabiano Horta destacou a importância de Amaury Nascimento, o educador homenageado com o nome da escola, que contribuiu significativamente para a formação básica de muitas pessoas em Itaipuaçu. Horta também ressaltou que o município agora oferece uma escola moderna, equipada com lousas digitais em todas as salas de aula, para apoiar o início da educação dos jovens alunos.

“Todas as salas dessa escola estão providas de um instrumental tecnológico de ponta para a educação da nossa meninada. É preciso entender que velocidade de consulta ao Google faz parte na construção desse novo tempo, mas é preciso mergulhar profundamente nas bibliotecas, na formação de uma análise subjetiva, de juízo crítico, de altruísmo existencial com os valores que construíram a humanidade até hoje. Esse é um desafio da nossa educação”, afirmou Fabiano.

Márcio Jardim, secretário de Educação, lembrou que o homenageado conviveu com o ex-presidente Getúlio Vargas e foi uma pessoa importante na educação do município. “Temos a alegria de entregar essa escola na semana que a gente celebra 210 anos de Maricá, com o nome do educador Amaury. Agradeço também a todas as pessoas que contribuíram para essa realização”, declarou Márcio. 

O secretário de Governo, João Maurício de Freitas, ressaltou os investimentos da gestão para o fortalecimento da educação de Maricá, com professores bem remunerados, escolas equipadas com tecnologia e merenda escolar de qualidade. “Hoje a gente entrega mais uma escola. Nesse local vão nascer futuros médicos, engenheiros, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, que vão construir a Maricá nos próximos 30, 50 anos”, disse João Maurício. 

Filha do homenageado, Elisangela do Nascimento Ramos contou que o pai alfabetizou muitas crianças há 50 anos, numa época em que existiam poucas escolas no município. “Nas tardes de verão, a gente passeava pela lagoa e aprendemos botânica, sobre a natureza. Ele alfabetizou muita gente que vinha para Itaipuaçu e foi uma pessoa muito importante para a comunidade de aprendizagem”, afirmou Elisângela. 

A solenidade de inauguração também contou com a participação da diretora da unidade, Graça Porto, que agradeceu à equipe escolar e à Secretaria de Educação. Além disso, vereadores e secretários municipais estiveram presentes no evento.

Amaury Gomes do Nascimento nasceu em Araraquara, no interior de São Paulo, em 17 de julho de 1930. Filho de uma família tradicional, mudou-se sozinho para o Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades. Em sua trajetória profissional, chegou a trabalhar na fazenda do presidente Getúlio Vargas.

Amaury casou-se com Maria Luiza, com quem teve seis filhos, e mudou-se para o bairro Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, na década de 1970. Um homem muito culto, ele alfabetizou todos os seus filhos em casa. Amaury faleceu em 26 de dezembro de 2022, aos 92 anos.

A nova escola municipal é uma homenagem ao seu legado e contribuição para a educação e a comunidade de Itaipuaçu.