O Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) de Maricá reportou que, devido às intensas chuvas que atingiram a região, oito pessoas estão desalojadas e outras 13 estão desabrigadas desde ontem (22).
Os desalojados foram direcionados para residências de familiares, enquanto os desabrigados encontraram acolhimento em uma escola municipal.
Além disso, foram registradas cinco ocorrências até o momento. Entre elas, destaca-se a queda de uma árvore em Guaratiba, dois casos de risco de desabamento e uma rua apresentando rachaduras em Jacaroá, além de um deslizamento de encosta no Bairro da Amizade.
Diante da situação, todos os órgãos e secretarias municipais envolvidos no plano de contingência da chuva estão em estado de prontidão até domingo (24/03), visando garantir a segurança e assistência necessárias à população afetada pelas condições climáticas adversas.
Apesar dos avisos, o prefeito Fabiano Horta pediu serenidade: “Quero tranquilizar os moradores. Todas as nossas equipes estão de prontidão, distribuídas pela cidade como um todo. Há mais de 10 pontos com estrutura de agentes presentes”.
O prefeito ainda fez outro apelo: “Fiquem atentos às nossas recomendações postadas nas redes sociais. Se as sirenes tocarem nas suas áreas, por favor, se desloquem para lugares seguros. A chuva é intensa”. “Isso é para que a gente tenha de fato a segurança e a tranquilidade para passarmos juntos por esse final de semana”, concluiu.
De acordo com a coordenadora do Nupdec, Raquel Lima, “Em Sacristia, um ônibus amarelinho e um agente da Defesa Civil estão prontidão devido a um risco geológico de desabamento. Os agentes ainda estiveram nos bairros Mumbuca, Condado e Silvado para monitoramento da região que tem risco de alagamentos, mas não houve ocorrências até o momento. No Parque Nanci, há ônibus posicionados para caso de necessidade de resgate. Todos os rios da cidade estão sendo monitorados. Estamos atentos e nos antecipando a possíveis riscos”, completou.