quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomeNotíciasSecretaria de Educação de Maricá organiza o Dia da China em Itaipuaçu

Secretaria de Educação de Maricá organiza o Dia da China em Itaipuaçu

Nesta segunda-feira (04), a Secretaria de Educação da Prefeitura de Maricá realizou o Dia da China no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) de Itaipuaçu.

O evento contou com a ilustre presença do cônsul chinês, Carlos Xu Yuansheng, e sua comitiva. A cerimônia foi marcada por apresentações de Kung Fu, música e dança, além de oferecer oficinas de desenho, artesanato e diversas atividades que proporcionaram uma imersão na rica cultura chinesa.

O secretário de Educação, professor Márcio Jardim, falou da importância de uma futura cooperação entre Brasil e China. “É importante termos esse intercâmbio linguístico-cultural com a China, pois é de uma cultura riquíssima de conhecimento e de saber milenar. Espero que esse dia da China no CEPT, com tanta energia e entusiasmo, possa dar passos e estamos aprofundando isso. É levar estudantes do CEPT para a China para conhecer a cultura, trazer alunos de lá para cá, levar e trazer professores para cá porque isso é intercâmbio cultural”, afirmou.

Antes da apresentação cultural, o cônsul da China, Carlos Xu, conheceu as dependências do CEPT. “A escola pública de Maricá é bonita e muito grande. Podemos fazer intercâmbio de cultura entre Brasil e China, trazer curso técnico e projeto de educação e inovação”, disse o diplomático.

A convite da Secretaria de Educação, os alunos do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Souza, mais conhecido como Intercultural Brasil-China, participaram de apresentações de kung fu, dança e música para aproximadamente 200 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Maricá. A professora de fundamentos e cultura chinesa da escola estadual, Rosária Castro, compartilhou insights sobre o intercâmbio cultural durante o evento.