domingo, junho 23, 2024
spot_img
HomeNotíciasTire suas dúvidas sobre o Bolsa Mumbuca: Entenda as datas de corte...

Tire suas dúvidas sobre o Bolsa Mumbuca: Entenda as datas de corte para novos beneficiários ao fazer o CadÚnico agora

Prefeitura de Maricá Amplia Programa Renda Básica de Cidadania, Gerando Corrida aos CRAS

Após o anúncio da inclusão de mais de 50 mil novos beneficiários no programa Renda Básica de Cidadania, popularmente conhecido como Bolsa Mumbuca, por meio do Cadastro Único (CadÚnico), tanto moradores antigos quanto novos dirigiram-se às unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Maricá para realizar o cadastro ou recadastramento.

No entanto, é importante ressaltar que o prefeito Fabiano Horta estabeleceu uma data limite para a expansão do programa, que foi o mês de julho de 2023. Isso significa que aqueles que realizaram o cadastro a partir de agosto de 2023 não serão incluídos no programa deste ano e, consequentemente, não receberão os cartões, mesmo que atendam aos critérios estabelecidos, que são: residir em Maricá e ter uma renda familiar de até três salários mínimos.

Portanto, se você está em busca apenas do Renda Básica de Cidadania e ainda não se inscreveu no CadÚnico, não há necessidade de se apressar para fazer o cadastramento nos CRAS agora, a partir de novembro, por exemplo. Não há previsão para a inclusão desses novos inscritos no CadÚnico.

Vale ressaltar que, como o ano de 2024 é um ano eleitoral, a legislação proíbe a concessão de novos benefícios sob o risco de o prefeito e secretários serem processados por abuso de poder político e econômico.

Para os beneficiários que já recebem o Renda Básica de Cidadania por meio do Cartão Mumbuca e têm o cadastro desatualizado, a Lei Municipal Nº 3.391, de 05 de Outubro de 2023, estabelece que o cadastro deve ser atualizado até 10 de dezembro de 2023, exclusivamente para aqueles que já recebem o RBC por meio do Cartão Mumbuca.