Recentemente, a Prefeitura de Maricá emitiu uma nota oficial sobre as 5.700 pessoas que foram excluídas do programa Renda Básica da Cidadania (RBC), resultando na perda do direito ao benefício disponibilizado no Cartão Mumbuca.
“As 5.700 pessoas que deixaram o programa não atendem mais aos critérios do CadÚnico, por isso os cartões não serão mais carregados com o benefício em Moeda Mumbuca.” Diz a nota.
Para se qualificar para o programa RBC, que provê um benefício de 200 Mumbucas (equivalente a R$200) por mês a cada beneficiário, o cidadão deve residir em Maricá (independentemente do tempo de residência), possuir uma renda familiar de até 3 salários mínimos e estar registrado no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal realizado no CRAS).
Quem recebeu os cartões?
Recentemente, a Prefeitura de Maricá distribuiu mais de 26 mil cartões aos novos beneficiários que foram incluídos automaticamente no programa por meio do CadÚnico. Conforme estabelecido pela Lei Municipal do Renda Básica de Cidadania, os residentes precisavam ter uma inscrição válida no CadÚnico até 31 de julho para serem elegíveis. No entanto, aqueles que se inscreveram entre 18 de junho e 31 de julho receberão o cartão Mumbuca em dezembro.