domingo, junho 16, 2024
spot_img
HomeNotíciasMaricá vai disponibiliza 1.350 vagas em cursos gratuitos

Maricá vai disponibiliza 1.350 vagas em cursos gratuitos

O programa Qualifica Maricá estão disponibilizando 1.350 vagas e oferecendo 13 cursos gratuitos de qualificação profissional. Desse total, 30% são reservados para participantes dos programas sociais da prefeitura e para pessoas com deficiência. O sorteio será realizado no dia 30 deste mês, e as aulas terão início em 13 de novembro.

As oportunidades abrangem todos os níveis de escolaridade, a partir do ensino fundamental completo, e têm uma duração total de três meses, com carga horária variando entre 160 e 280 horas/aula. Os cursos abrangem diversas áreas, incluindo setor administrativo, construção civil, camareira, entre outras. As inscrições podem ser feitas online através do site acessível do Qualifica Maricá, disponível [aqui](link para o site). O programa é realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Trabalho.
“O Qualifica Maricá já se consolidou na cidade e há toda uma expectativa para o ciclo seguinte. Estamos, mais uma vez, ofertando uma gama de cursos que têm sempre demanda no mercado de trabalho. Participem dessa rodada”, destaca Cláudio Gimenez, presidente ICTIM.
O secretário de Trabalho, Marcus Bambam, ressalta que o programa desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cidade com ofertas de cursos gratuitos e de qualidade.

“O Qualifica Maricá contribui para a formação de mão de obra qualificada, o combate ao desemprego, o estímulo ao empreendedorismo local, a inclusão social e o crescimento econômico”, afirma Bambam.
Inscrições

Para concorrer é necessário ser morador de Maricá e apresentar os documentos de identificação civil, CPF, comprovante de residência e telefone. Só será permitido um cadastro por CPF. O sorteio será realizado no dia 30 de outubro e divulgado, por meio do site oficial, no mesmo dia.

Os alunos terão acesso a conteúdos completos, ministrados por instrutores qualificados e experientes, em um dos cinco polos do projeto (Centro, Condado, Inoã, Itaipuaçu e Ponta Negra).
Qualifica Maricá

O Qualifica Maricá é realizado nos polos Ponta Negra, Itaipuaçu, Inoã, Condado e Centro. São 13 cursos profissionalizantes nas seguintes áreas: Assistente Administrativo; Assistente de Planejamento; Programação e Controle de Produção (PCP); Assistente de Recursos Humanos; Camareira em Meios de Hospedagem; Desenhista de Produtos Gráficos Web; Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Formação Inicial em Gesseiro; Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança; Instalador Hidráulico Residencial; Mecânico de Motocicletas, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; e Pedreiro de Alvenaria. Desde o seu lançamento, foram oferecidas 6.350 vagas, distribuídas em cinco ciclos.
Cronograma

Período de inscrição: de 23 de outubro, às 9h, a 29 de outubro, às 23h59;

Sorteio e divulgação do resultado: 30 de outubro;

Período de matrícula dos sorteados: 31 de outubro e 1 de novembro;

Verificação de disponibilidade de vagas: 6 de novembro;
Período de matrícula para aproveitamento de vagas: 6 a 10 de novembro;

Início das aulas: 13 de novembro.

Endereços dos polos do Qualifica Maricá

Centro – Rua Barão de Inoã, nº 500;

Condado – Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, Km 31;

Inoã – Rua dos Mamoeiros, Lote 12 – Quadra 02;

Itaipuaçu – Avenida Carlos Mariguella, nº 160;

Ponta Negra – Avenida Antônio Carlos Jobim, nº 225.