quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomeNotíciasCulturaItaipuaçu vai receber 30 espetáculos teatrais durante festival

Itaipuaçu vai receber 30 espetáculos teatrais durante festival

Maricá vai realizar o 46º Festival de Teatro Fetaerj – Prêmio Paschoalino – Mostra Nacional 2023, com a expectativa de receber 30 espetáculos. Este evento está agendado para acontecer de 3 a 12 de novembro e contará com horários fixos para as apresentações: de manhã, às 9h30; à tarde, às 15h30; e à noite, às 20h, na Lona Cultural, em Itaipuaçu. O festival é resultado de uma colaboração entre a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, e a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj). Foi um grande sucesso de inscrições, com 346 espetáculos de companhias de todo o Brasil.

Leandro Dasilva, Secretário da Cultura de Maricá, enfatiza que a Prefeitura tem o intuito de promover o intercâmbio cultural e estimular a apreciação da arte entre os moradores. 
“São parcerias que dão certo, é bom tanto para a Fetaerj quanto para o município. Já foi feito aqui outras vezes e a população festeja muito, eu lembro. Porque todo mundo ganha, especialmente os artistas, que encontram aqui em Maricá um público que sabe acolher talentos e valorizar a arte”, disse o secretário.

A participação da população no festival é gratuita e inclui mostras, debates e discussões sobre o mundo teatral. O coordenador de Teatro da Secretaria de Cultura, Álvaro Ferreira, está entusiasmado com a quantidade de grupos de teatro que se inscreveram. Ele orgulhosamente menciona os dez grupos de Maricá que participarão da mostra teatral: Grupo DJOTA, Grupo dos 4, Cia de Teatro Máscaras, Lacraias Produções, Instituto Chão de Dendê, Chap – Companhia Horizontal de Arte Pública, Operários da Arte, Cia. D2, Grupo do CEU e Habitarte – Ocupando Maricá.

Inicialmente planejado para ocorrer em Inoã, o festival precisou ser transferido devido às recentes chuvas que afetaram o local originalmente escolhido. Devido às previsões meteorológicas, a decisão foi tomada de transferir o evento para a Lona Cultural, e outra tenda está sendo montada para ampliar a estrutura das apresentações.