domingo, junho 16, 2024
spot_img
HomeNotíciasItaipuaçu vai receber 30 espetáculos teatrais durante festival

Itaipuaçu vai receber 30 espetáculos teatrais durante festival

O 46º Festival de Teatro Fetaerj – Prêmio Paschoalino – Mostra Nacional 2023 trará 30 espetáculos para Maricá. O evento está programado para ocorrer de 03 a 12 de novembro, com horários fixos para as apresentações: 9h30 pela manhã, 15h30 à tarde e 20h à noite, na Lona Cultural em Itaipuaçu. Esta iniciativa é uma colaboração entre a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura, e a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj), que atraiu 346 inscrições de espetáculos de companhias de todo o Brasil.

O secretário da pasta, Leandro Da silva, enfatizou que a intenção da Prefeitura de Maricá ao acolher e apoiar um evento dessa natureza é promover o intercâmbio e fomentar a apreciação da arte entre os moradores.

“São parcerias que dão certo, é bom tanto para a Fetaerj quanto para o município. Já foi feito aqui outras vezes e a população festeja muito, eu lembro. Porque todo mundo ganha, especialmente os artistas, que encontram aqui em Maricá um público que sabe acolher talentos e valorizar a arte”, disse o secretário.

A população poderá participar gratuitamente do encontro que reúne mostras, debates e discussões sobre o fazer teatral. Bastante animado com o número de companhias que se inscreveram, o coordenador de Teatro da Secretaria de Cultura, Álvaro Ferreira, informou orgulhoso os dez grupos de Maricá participantes desta mostra teatral.
“São dez ao todo: Grupo DJOTA; Grupo dos 4; Cia de Teatro Máscaras; Lacraias Produções; Instituto Chão de Dendê; Chap – Companhia Horizontal de Arte Pública; Operários da Arte; Cia. D2; Grupo do CEU; e Habitarte – Ocupando Maricá. Estou bastante animado para esse grande evento em nossa cidade”, comentou.

Mudança de distrito

A princípio planejado para acontecer em Inoã, o festival precisou ser transferido devido às últimas chuvas, que prejudicaram o terreno previamente escolhido. E diante da previsão meteorológica, a opção foi levar o evento para a Lona Cultural. Está sendo erguida outra tenda para aumentar a estrutura das encenações.