domingo, junho 16, 2024
spot_img
HomeNotíciasMaricá planeja instalar 300 luminárias com tecnologia LED e placas solares

Maricá planeja instalar 300 luminárias com tecnologia LED e placas solares

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Iluminação Pública, está programando a instalação de 300 luminárias de LED com placas solares em diversos espaços públicos da cidade. Dessas, 100 unidades de 60 Watts serão instaladas na Praça Orlando de Barros Pimentel, localizada no Centro; na orla do Marine, em São José do Imbassaí; na orla de Itaipuaçu; na orla do Parque Nanci e também na orla de Bambuí. Adicionalmente, outros 200 dispositivos de 100 Watts serão colocados nos mesmos pontos, com exceção de Bambuí, totalizando 300 novas luminárias.

O secretário de Iluminação Pública, Adelso Pereira, destacou que a implementação de luminárias de LED com placas solares contribui para uma iluminação sustentável.

“É um conceito que inclui inovação, tecnologia, sustentabilidade e economia, fazendo com que a iluminação externa se torne autônoma e economicamente mais vantajosa. Com este objetivo, as luminárias solares geram a energia no próprio ponto de consumo, fator este que elimina perdas na distribuição, proporcionando diversos recursos e inúmeras vantagens que uma luminária convencional não pode oferecer”, explicou.

O princípio de funcionamento é bem simples: a energia solar incide sobre os módulos fotovoltaicos durante o dia, gerando energia elétrica. Essa energia é armazenada em baterias que alimentam a luminária de LED à noite. O sistema produz toda a energia necessária para o seu próprio funcionamento, atestando sua autonomia e economia.