domingo, junho 23, 2024
spot_img
HomeNotíciasEducaçãoItaipuaçu receberá mais uma edição da Feira Literária Internacional de Maricá (FLIM)

Itaipuaçu receberá mais uma edição da Feira Literária Internacional de Maricá (FLIM)

A oitava edição da Feira Literária Internacional de Maricá (FLIM) está agendada para ocorrer entre os dias 19 de setembro e 1º de outubro. Organizado pela Secretaria de Educação de Maricá, este evento tem como sede a região de Itaipuaçu, e almeja estabelecer-se como a edição mais imponente até então, contando com a participação de notáveis figuras da literatura em língua portuguesa.

A administração municipal de Maricá está prometendo uma série de inovações para a FLIM deste ano. Até o momento, renomados nomes como Roger Mello, Nei Lopes, Israel Neto, Ana Botafogo, Hélio De La Penã, Luiz Antônio Simas, Pastor Ed Renê, Frei Beto e o escritor angolano Ondjaki já confirmaram presença no evento. Convites também foram estendidos a Gilberto Gil, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), e à Ministra da Cultura Margareth Menezes.

Agendada para o período de 19 de setembro a 1º de outubro de 2023, a FLIM será realizada na Praça dos Gaviões, situada na interseção da Avenida Zumbi dos Palmares com a Rua Antônio Marques Mathias. Embora a Prefeitura de Maricá ainda não tenha divulgado oficialmente a programação completa do evento, um dos debates já confirmados trará como tema “Religião é passível de discussão, e a sua não é superior à minha!” e contará com a participação de Frei Betto, Pastor Ed Renê e Luiz Antônio Simas.

De acordo com o Prefeito Fabiano Horta, tanto os estudantes da rede municipal de ensino quanto aqueles que participaram do programa “Sim, eu posso!”, bem como os beneficiários do Passaporte Universitário, os docentes da rede municipal (tanto ativos quanto aposentados), os alunos do IFF Maricá e os estudantes da rede estadual de ensino receberão vales para aquisição de livros durante a VIII FLIM.

Além disso, uma seção denominada “Flimzinha” estará disponível, voltada para a literatura e atividades direcionadas ao público infantil, buscando fomentar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida.