Leonardo Matias, presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), e Douglas Paiva, secretário de Transportes de Maricá, confirmaram que nos próximos dias a linha que conecta o Recanto de Itaipuaçu, em Maricá, a Itaipu, em Niterói, começará a operar. Está em andamento a finalização de um acordo, em colaboração com o Ministério Público, para viabilizar o funcionamento desse trecho por meio de vans. A assinatura desse acordo está programada para o dia 20/07.
“Estamos em finalização da linha intermunicipal Recanto x Itaipu (via Serrinha). Estamos aguardando a finalização de um convênio de cooperação entre o Estado e o Município para que os moradores não percam a gratuidade do Cartão Mumbuca Transporte. Estamos nas tratativas finais para o início da linha oficialmente”, explicou o secretário de Transportes de Maricá.
Leonardo Matias, presidente do Detro, explicou que o processo para estabelecer essa linha teve início quase 10 anos atrás.
“Havia um processo desde 2015 no Detro a partir de um pedido da Prefeitura e viabilizamos um acordo junto ao Ministério Público envolvendo o Detro e a Prefeitura para ampliar essas vans, que eram só até o limite municipal, para atender Niterói. Está sendo finalizado o acordo”.
Douglas Paiva concluiu afirmando que está marcada uma audiência no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) no dia 20, na qual o convênio de cooperação para utilização do Cartão Mumbuca será formalizado.
“Temos uma audiência no MPRJ no próximo dia 20, na qual iremos concretizar a celebração desse convênio de cooperação para a utilização do Cartão Mumbuca Transporte e os permissionários municipais que se tornarão permissionários estaduais. As vans já estão no processo de envelopamento e legalização da documentação para ficarem aptos junto ao estado”, concluiu Douglas Paiva.