domingo, junho 23, 2024
spot_img
HomeNotíciasItaipuaçu: Moradores relatam acúmulo de lixo devido a atrasos na coleta

Itaipuaçu: Moradores relatam acúmulo de lixo devido a atrasos na coleta

Um dos fundamentos do saneamento básico é a coleta regular de resíduos, tanto do lixo comum do dia a dia quanto de materiais descartáveis. Em Maricá, esses serviços deveriam ser fornecidos pela Somar, uma autarquia responsável por obras públicas. No entanto, de acordo com os moradores, há semanas de atraso na coleta do lixo, que é cobrada por meio do IPTU, resultando em um acúmulo nas ruas.

Desde o final de maio, as ruas da cidade têm sido invadidas pelo lixo devido aos frequentes atrasos na coleta. Além disso, tem sido observado que há poucos caminhões compactadores em circulação, e grande parte das equipes está trabalhando com caminhões caçamba, que normalmente são usados para retirar materiais descartáveis, como móveis velhos e vegetação.

De Itaipuaçu à Ponta Negra, o lixo tem se acumulado e está sendo recolhido de forma precária, o que pode levar à proliferação de animais que se alimentam de restos de comida presentes no lixo.

No final de maio, questionamos a prefeitura de Maricá sobre os atrasos na coleta de lixo. A resposta foi que os contribuintes devem enviar uma mensagem para o número 3731-9633, via Whatsapp, para registrar ocorrências e solicitar serviços de coleta de lixo.