domingo, junho 23, 2024
spot_img
HomeNotíciasItaipuaçu é perigoso para morar?

Itaipuaçu é perigoso para morar?

Uma das perguntas mais frequentes feitas por quem deseja vir morar em Itaipuaçu é se é um local perigoso. Comparado a regiões como diversos bairros do Rio de Janeiro, de Niterói e São Gonçalo, Itaipuaçu é um lugar de extrema paz, mas nem tudo são flores.

Itaipuaçu é o distrito que mais cresce no município de Maricá. Devido ao crescimento imobiliário e econômico da região, os bairros do distrito se tornaram cada vez mais atrativos para novos moradores que buscavam sossego e tranquilidade.

Mas, assim como há o crescimento de forma ordeira e de novos moradores com boas intenções, com muitos abrindo negócios, gerando empregos e renda para a cidade, muitos oportunistas veem Itaipuaçu como uma forma de expandir a atividade criminosa.

Assaltos são registrados frequentemente e, como não há um único batalhão para Maricá, muito menos para Itaipuaçu, o efetivo policial da região é totalmente defasado, crescendo pouco de 10 anos pra cá mesmo com a população disparando nos últimos cinco anos.

A região ganhou, além de novas moradias, novos comércios e serviços públicos e privados. Mas há ainda a carência de infraestrutura urbana, como saúde e segurança pública. Se não houvessem programas complementares de policiamento, como o Bairro Seguro e o PROEIs, a criminalidade tomaria conta da região.

Há regiões mais problemáticas devido à presença da atividade do crime organizado como o tráfico de drogas. É o caso do entorno do residencial Carlos Marighella (Minha Casa, Minha Vida), além da região do Parque Vera Cruz e do ‘Mato Dentro’ próximo ao Recanto de Itaipuaçu.

Resumindo, Itaipuaçu tem pontos mais tranquilos e outros com maior atividade criminal, isso por se tratar de um distrito imenso com mais de 42 km² e em pleno desenvolvimento demográfico, imobiliário e comercial.