A Prefeitura de Maricá anunciou que pretende inaugurar ainda neste mês de maio de 2023 o Campus da Educação Pública Transformadora (CEPT), localizado na Avenida Jardel Filho (Antiga Avenida Dois), no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu.
A obra, que ocorre desde 2018, está em fase de finalização e tinha um custo estimado de R$ 41,9 milhões quando iniciou. Quando pronto, o CEPT de Itaipuaçu terá 128 salas, sendo 81 salas de aula, 22 salas multimídia, laboratórios, quadras poliesportivas, cineteatro, dois refeitórios, além de um planetário e um restaurante industrial.
A unidade de educação, que atenderá estudantes do ensino fundamental, será a primeira a integrar o Programa Interfronteiras, que a Secretaria de Educação implementará em parceria com o consulado da China para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, história e no idioma do gigante asiático.
A proposta era de que o município de Maricá tivesse 4 (quatro) Campus da Educação Pública Transformadora (CEPT), mas até o momento só o Centro tem, no antigo Colégio Cenecista, que foi comprado pelo município. Nem Inoã e nem Ponta Negra possuem sequer obras para construção deste modelo de unidade educacional.
O CEPT de Itaipuaçu foi prometido para este mês num pacote de entregas que será feito pela Prefeitura de Maricá no aniversário de 209 anos do município.