quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomeNotíciasEducaçãoEscola de Itaipuaçu recebe laboratório móvel

Escola de Itaipuaçu recebe laboratório móvel

A Prefeitura de Maricá levará, até o dia 1º de junho, para as escolas públicas do município o Laboratório Móvel, um ônibus equipado com ferramentas que proporcionam experiências lúdicas e interativas, aguçando percepções intelectuais de crianças e adolescentes. A iniciativa começou nesta quarta-feira (26/04) pelo Colégio Estadual Darcy Ribeiro, em Itaipuaçu.

O projeto é desenvolvido pela Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, uma iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com o Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac) e com a Secretaria de Educação.

Os estudantes operam um fliperama disponível com jogos que combinam aprendizado e diversão, mostrando a base de montagem e manutenção de computadores. No tema de astronomia e astronáutica, a experiência é com os óculos de realidade virtual para exploração do universo. Já para robótica e automação, os alunos manuseiam peças, ferramentas e recebem conhecimento sobre resistência dos materiais e elementos químicos mais usados. Há, ainda, a possibilidade de manipular dispositivos de modelagem tecnológica através de uma impressora 3D.

Para a coordenadora pedagógica da Incubadora, Aline Leal, o projeto tem despertado a curiosidade dos alunos. “A experiência tem sido fantástica. A recepção positiva também é observada no interesse dos estudantes em fazerem os cursos que a Incubadora oferece, nos quais poderão aprofundar o contato que tiveram com essas tecnologias e, assim, possam dominar o uso dessas ferramentas”, destaca Aline.

Carlos Senna, presidente do ICTIM, reforça que a ideia é trabalhar com experiências personalizadas para cada faixa etária, em abordagem e didática de temas variados. “A pretensão é que o Laboratório Móvel aumente o número de atendimentos em Maricá, ampliando também para faculdades sediadas no município e até mesmo o Instituto Federal Fluminense (IFF)”, afirma Senna.

Confira a agenda do Laboratório Móvel (sujeita à alteração):

26/4 e 27/4 – Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro
2/5 e 3/5 – Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira
4/5 e 5/5 – Escola Municipal Antônio Lopes da Fontoura
8/5 e 9/5 – Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra Feteira
11/5 e 12/5 – Caic Elomir Silva
15/5 e 16/5 – Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos
17/5 – Campanha ambiental na Fazenda Itaocaia
22/5 e 23/5 – Escola Municipal Cônego Batalha
24/5 e 25/5 – Escola Municipal Barra de Zacarias
29/5 e 30/5 – Escola Municipal Guaratiba
31/5 e 1/6 – Escola Municipal João Monteiro