terça-feira, julho 1, 2025
spot_img
HomeNotíciasItaipuaçu: Monumento a Zé Pilintra pode ser considerado o maior do mundo;...

Itaipuaçu: Monumento a Zé Pilintra pode ser considerado o maior do mundo; entenda!

Itaipuaçu se prepara para um marco cultural e religioso histórico. Teve início esta semana a reforma que vai transformar a atual Praça Zé Pilintra no 1º Santuário de Zé Pilintra da Região dos Lagos. A inauguração está marcada para o próximo dia 7 de julho, às 18h, com uma grande gira ao ar livre. Os organizadores pedem aos participantes que, se possível, levem 1 kg de alimento não perecível, que será doado a famílias em situação de vulnerabilidade.

Com a conclusão das obras, Itaipuaçu abrigará oficialmente o maior monumento dedicado a Zé Pilintra no mundo. A escultura supera, inclusive, o conhecido monumento instalado sob os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, que possui cerca de 1,80 metros de altura. Embora as dimensões exatas da nova imagem ainda não tenham sido oficialmente divulgadas, ela já é considerada a maior representação ao ar livre do icônico malandro de chapéu branco e terno vermelho e branco, símbolo da Umbanda e de outras tradições afro-brasileiras.

A iniciativa partiu de um comerciante local, proprietário da loja Capadócia Artigos Religiosos, instalada nas proximidades da praça. O projeto, financiado com recursos próprios, visa criar um espaço permanente de devoção e valorização da cultura popular, além de funcionar como símbolo de combate à intolerância religiosa.

A cerimônia de inauguração promete atrair centenas de devotos e simpatizantes de diversas religiões de matriz africana. “Rumo ao Guinness! Salve o maior monumento de Zé Pilintra do mundo!”, anunciam os organizadores nas redes sociais, com a expectativa de que o novo santuário entre, futuramente, para o livro dos recordes.

O Santuário de Zé Pilintra em Itaipuaçu deverá se tornar, além de um importante ponto de peregrinação religiosa, mais um atrativo turístico e cultural da cidade, fortalecendo ainda mais a identidade plural e diversa da região.