Neste sábado (21/06), a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, vai receber uma ação especial de doação de sangue, das 10h às 15h. A campanha faz parte do movimento Junho Vermelho, que busca reforçar a importância do ato solidário. A iniciativa tem 140 vagas disponíveis e é realizada pela Secretaria de Saúde de Maricá em parceria com o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti).
Para doar, é preciso levar um documento oficial com foto e seguir algumas regras: estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 kg, não ter comido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e estar sem consumir bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Jovens de 16 e 17 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos responsáveis e apresentarem o formulário de autorização, disponível no site do Hemorio. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem doar. Também é preciso respeitar o intervalo entre as doações: dois meses para homens (até quatro vezes por ano) e três meses para mulheres (até três vezes por ano).
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, reforçou a importância da ação:
“A doação de sangue é um gesto que pode salvar até quatro vidas com apenas uma bolsa. Por isso, nos unimos a essa causa, com a ação em um sábado na USF Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, fortalecendo a mobilização da população. Isso representa o nosso empenho contínuo para cuidar do próximo e incentivar a construção de uma saúde mais humana e qualificada. Participe e junte-se a nós nessa corrente de solidariedade e bem-estar”, afirmou.