A Prefeitura de Maricá preparou um esquema especial de segurança para a Festa da Padroeira, que ocorrerá entre os dias 14 e 18 de agosto na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, em frente à Igreja Matriz. O evento contará com o reforço de diversas forças de segurança para garantir a tranquilidade dos festejos.
A Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional mobilizou 325 profissionais, sendo 250 guardas municipais e 75 agentes, além de 30 viaturas, incluindo 26 carros, quatro motocicletas e uma base móvel da Guarda Municipal. Além disso, 95 vagas foram disponibilizadas para policiais militares e supervisores do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que contarão com 25 viaturas e 10 moto patrulhas.
O Centro de Integração de Operações de Segurança (Ciosp) estará monitorando a festa por meio de 12 câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), instaladas na praça e nas áreas próximas. Trinta agentes serão responsáveis pelo monitoramento dessas câmeras para reforçar a segurança no local.
Como medida de prevenção, está proibido o uso de garrafas de vidro durante o evento. Fiscais estarão posicionados nos acessos à praça para recolher esses objetos, e cerca de cinco mil recipientes de plástico serão distribuídos para troca. No total, 180 profissionais, incluindo 130 da equipe de apoio e 50 agentes, estarão atuando nos pontos de controle da festa.
O esquema reforçado busca garantir uma celebração segura e tranquila para todos os participantes da tradicional festa em Maricá.