A Secretaria de Educação de Maricá, promoveu nesta segunda-feira (13/11) o encerramento presencial do curso “Introdução ao debate étnico-racial e antirracista na escola” no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu. O evento, que reuniu cerca de 200 funcionários da escola, entre esses, professores, merendeiras, porteiros dentre outros, e mais de 30 representantes de turma do 8° e 9° ano, marcou também o início da Semana Multicultural da escola.
Durante a tarde, foi realizada uma ‘mesa redonda’ com a professora e doutora Sandra Gurgel e o cacique da ‘Aldeia Céu Azul’, Wera Mirim. A reunião foi mediada pela diretora adjunta, Madelon Mencari.
“Estou muito feliz em poder finalizar esse lindo encontro. Estamos aqui para falar de racismo e leis. E hoje estamos dando início a essa linda semana, que está recheada de atividades para os nossos alunos”, disse a diretora adjunta, Madelon Mencari.
O líder indígena, Wera Mirim, mencionou a importância da semana na escola.
“É uma semana importante para falarmos das diferentes culturas que temos em nosso país. Estamos finalizando mais um curso que abordou muitas características da cultura indígena, levando inclusive, estudantes para a nossa aldeia”, comentou.
Os alunos também estão aproveitando, ao longo da semana, um almoço típico da cultura africana, além de oficina de tranças, oficinas de dança, oficina de grafismo africano, Cine-debate, exposições, dentre elas ‘Entre águas, tecidos e folhas’ que reúne elementos, como a água, o fogo, a terra e o ar, e é ministrada pelas representantes do curso de teatro do IFF de Campos.
Sobre o CEPT Leonel Brizola
O CEPT está localizado em uma área de mais de 24 mil metros quadrados na Avenida Jardel Filho, antiga Avenida 2, e dispõe de 81 salas de aula e mais 22 equipadas com telas interativas. O espaço conta ainda com laboratórios de ciências naturais, robótica, matemática, idiomas, artes, dança, cozinha gourmet, refeitório, biblioteca, mini cinema, auditório, observatório e planetário.
Na área externa, será construída ampla área de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate, duas quadras poliesportivas e uma quadra de atividades de vôlei na areia será construída no local. Todos os equipamentos da área externa também serão disponibilizados nos fins de semana para a comunidade de Itaipuaçu.